Booking.com

Dica de Biossegurança:Química dos esmaltes não mata fungos que transmitem doenças?

24 de junho de 2013


Sempre falamos aqui no blog sobre de pinceladas, cores , marcas, novidades de esmaltes ...

mas hoje gostaria de falar dos cuidados que devemos ter com nossos "vidrinhos mágicos".

A prática da Biossegurança nos Centros Estéticos acaba sempre voltada para limpeza e esterilização dos equipamentos usados como alicates,palitos...

Mas e o conteúdo dos esmaltes que usamos como está?


Depois que saiu o resultado daquela pesquisa feita  no interior de São Paulo e  apresentada em um congresso na Alemanha onde provaram que a química presente nos esmaltes não é capaz de matar fungos que transmitem doenças para as unhas fiquei preocupada.


Para quem não acompanhou tem aqui parte do texto da pesquisa apresentada no 
Jornal Hoje de 18/05/13:
"...a pesquisa que durou seis meses, analisou esmaltes de 20 marcas diferentes. O resultado surpreendeu: 20% das amostras recolhidas em salões de beleza apresentavam contaminação por fungos, os causadores das micoses nas unhas.
“Até então se imaginava que qualquer elemento, célula bacteriana, pudesse morrer com toda essa química. Nós testamos os fungos e nós comprovamos que eles continuam vivos”, declara Margarete Gottardo de Almeida, doutora em microbiologia.
Em uma segunda etapa, a pesquisadora da Famerp, a faculdade estadual de medicina de São José do Rio Preto, colocou fungos nos esmaltes e comprovou que eles conseguem sobreviver por ate oito horas no vidrinho.
Durante este período o produto se torna um agente transmissor de doenças em unhas das mãos e dos pés. “Quando o esmalte é novo a sobrevivência do fungo é menor, quando o esmalte já é aberto a mais tempo o risco de permanecer o fungo vivo é um fato”, alerta.
A pesquisa comprovou também que os tons mais escuros, com os vermelhos, estão mais sujeitos a contaminação do que os claros. Agora, o desafio é descobrir substancias, que adicionadas aos esmaltes sejam capazes de matar os fungos."
Diante dessa fato , a princípio a recomendação seria que cada pessoa leve 
seu esmalte para o salão.

Eu tenho muitas cores de esmalte e não seria difícil seguir isto,mas a maioria das pessoas que fazem a unha no salão não costuma ter tantos vidrinhos, até pelo fato de gostar de variar.

De outro lado penso que a manicure não terá como garantir a suas clientes total higiene?

Como garantir que as clientes anteriores não possuíam nenhum fungo?

Tenho várias conhecidas que são manicures e elas contam que o número de mulheres com micoses no salão é muito grande e nem todas se preocupam em tratar.Eu particularmente não tinha conhecimento que era tão comum esta transmissão e pelo fato de eu mesma fazer em casa acabo não prestando muito a atenção a esses detalhes.

Mas é uma coisa séria.
Não tem graça nenhuma sair de casa para ficar com unhas lindas 
e trazer junto fungos que nos darão trabalho para curar depois ,né?!!



 A pesquisa  será publicada em breve em revistas científicas internacionais.



Qual a opinião de você este tema?


Estão atentas a isto?


Qual seria a melhor solução para este caso?












Bolsa/Mochila BETTY BOOP BERGMAN coleção 2013 vermelha | B2P103VM
Bolsa RAFITTHY coleção BE FOREVER 2013 retro beagle | 1131111RB


3 comentários:

  1. Oi Flor, ótimo post viu? Isso é realmente importante, pois estes fungos não curam facilmente... eu tenho o costume de fazer a manicure em casa mesmo justamente por não confiar nos vidros de esmaltes dos salões... Adorei o teu Blog ♥ Aparece lá no meu pra fazer uma visitinha? Sou colaboradora ;-)

    http://www.anapaulamake.com.br/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oiie...
    Na verdade eu soube disso na semana passada pelo site do yahoo e eu fiquei muuuito surpresa pq associava a contaminação somente aos instrumentos como alicate, palito, lixa... evito fazer unhas em salão, eu mesma faço em casa, mas minha mãe estava com micose e separamos os instrumento mas não os esmaltes! Agora até isso paramos de dividir até ter certeza que tá tudo ok!

    Parabéns pelo post, muito útil!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o jeito é desfrutar somente das cores e buscar proteção com outros produtos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...