Booking.com

Parque Witeck -Uma das mais belas reservas botânicas do Sul do Brasil

15 de junho de 2015

Hoje quero mostrar algumas fotos de um passeio no mínimo revitalizante!
É um lugar lindo aqui pertinho da minha cidade e que a pouco tempo eu nem sabia que existia, pode?! É o Parque Wireck.

Vamos conhecer um pouco da história de como se criou esse parque:

"Em 1962 o médico ambientalista Acido Witeck adquiriu 100 hectares de onde seria hoje a localização do horto florestal Witeck. Na época, o médico transferido do Rio de Janeiro para Cachoeira do Sul, ao buscar um soldado enfermo na cidade de Agudo, cruza por terreno em Novo Cabrais que o chama atenção. Ele adquire as terras, degradadas pela criação de gado e queimadas, e começa a trabalhar nelas. Ele idealizava uma fazenda, um recanto de tranquilidade. Em 1966, em 10 hectares da propriedade ele planta as primeiras árvores. Ele já possuía algumas espécies de mudas, pois as colecionava havia anos. Criou o primeiro reservatório de água, conhecido hoje como o Lago Encantado.
Em 1967 inicia o tratamento paisagístico e planta-se as primeiras coníferas oriundas da Ásia, Europa, Oceania e América do Norte. Em 1977 destinaram-se mais 20 hectares ao que viria a ser o Parque Witeck e foram constituídas as primeiras ilhas temáticas, de acordo com as características das plantas - nativas, caducas, coníferas e palmeiras. Só em 1991, que a área do parque passa a ocupar os 70 hectares que mantém até hoje. A aérea total da propriedade hoje é de 200 hectares.
O “Dr. Witeck”, como era conhecido, trazia mudas de todos os locais do mundo, e sempre três exemplares. “Quando o pai comprava uma árvore, ele sempre comprava três exemplares. Pelo menos uma delas ia vingar na mão dele, só que na mão dele vingavam as três e se tivesse uma quarta, vingava a quarta” explica Henrique Witeck, filho de Acido. “Meu pai tinha o parque, não como parque, mas como uma fazenda, como um local de absorção de energias boas” conta. Junto com o crescimento, do que então se transformava em parque, foram aumentando as visitas e o próprio Acido conduzia trilhas e passeios pelo parque.
Em 2004, com a morte do seu idealizador e proprietário, a família Witeck composta por sua esposa e mais cinco filhos, assume a administração do parque e se encarrega de contar com orgulho a vida de Acido e continuar seus projetos para o recanto.
Desde 2007 a bióloga Regina Buss, funcionária do parque e equipes de biólogos trabalham a identificação de espécies de animais, até então só feitas com plantas. Já foram contabilizados 150 aracnídeos e 112 pássaros e demais espécies serão analisadas em breve.
Hoje o parque possui 2100 espécies de plantas e recebe visitantes da região, do Brasil e do Mundo."
(informações do site do parque)

O Parque fica em Novo Cabrais próximo a cidade de Cachoeira do Sul,RS e fica há mais ou menos uma hora daqui (Santa Maria,RS).

E agora as fotos de algumas das belezas do lugar:



















Essa foto me lembrou muito uma frase de Paulo Coelho:
"Bendito quem tem asas e raízes; e pobre de quem tem apenas um dos dois."

























Além do site, tem também a fanpage do parque para conferir a localização e as fotos tiradas por quem visita o parque!

As fotos são todas tiradas por mim e já dizem tudo sobre o encantamento que senti pelo lugar.
Um lugar para renovar as energias e sentir uma paz difícil de encontrar hoje em dia!

Esse é , com certeza, um lugar que vale a pena conhecer!






            Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais:

7 comentários:

  1. Nossa que lindo... vou falar pra minha comadre Sandra levar as crianças... as gurias vão amar!!! Valeu a dica... dia 03/07 vou pra Santa Maria, fazer um curso o sábado, dia 04.. ainda não sei a hr q chego na sexta, mas se der vou jantar no Sushi By San... conhece? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lugar é lindo mesmo Dri! Vale muito a pena! Ahh vamos ter que dar um jeito de nos encontrar hein?!!acho que sei onde é, sim. Me avisa! Bjos

      Excluir
  2. Alê
    Que lugar especial!
    Cada detalhe eu fiquei babando aqui...
    Tenho uma ligação muito forte com a natureza, e sinto TANTA falta desse contato...
    AMEI.
    bju

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o sul só pelas fotos e as imagens que vejo na televisão. Me parece um lugar encantado, aconchegante. Fica muito longe de casa, mas um dia eu ainda espero visitar!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ale que lugar mais lindo!!
    Não sei se você sabe, mas também sou do RS só que me mudei há bastante tempo pra Floripa. Costumo ir ao RS, mas sempre vou para o Litoral onde os meus avós tem casa, ou para Porto Alegre... Também não sabia da existência desse parque e agora fiquei morrendo de vontade de conhecer.
    Da próxima vez que for ao RS, vou tentar visitar esse parque pois sou apaixonada por natureza.

    Bjos
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  5. Que parque lindo! Um paraiso! Um dia ainda quero conhece-lo!

    ResponderExcluir
  6. Nossa Ale, quanta vida existe nesse parque.
    Um belo lugar para repor as nossas energias e se sentir bem pertinho de Deus.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...