Booking.com

Marcelo Rosenbaum é homenageado como “Designer do Ano” do MADE 2015

12 de agosto de 2015

Rosenbaum irá assinar uma instalação com objetos e conceitos que remetem ao seu universo de criatividade e inspiração, além fazer a palestra de abertura da feira voltada ao design essencial
                                                                        Crédito da foto: Marcos Lopes
O designer Marcelo Rosenbaum será o profissional homenageado na 3ª edição do MADE (Mercado de Arte e Design), feira dedicada ao design colecionável que será realizada no Jockey Club de São Paulo, entre os dias 12 a 16 de agosto. O evento, que ocorrerá durante o Design Weekend-DW!, tem como objetivo ser fomentador de conteúdo sobre o universo do design, apresentando uma programação com exposições, galerias de design, instalações interativas, um Espaço Coletivo com o trabalho de 30 jovens designers, além de uma agenda diária de palestras e diálogos sobre o tema com a participação de grandes nomes do segmento.

Escolhido como “Designer do Ano”, Marcelo Rosenbaum assina a instalação “Resistência Silenciosa”. Localizado em uma área próxima à entrada do MADE, o espaço foi estruturado em um ambiente rústico e apresenta, sobre uma grande mesa central, coleções, peças e diversos objetos que remetem ao processo criativo e inspiração do designer. O objetivo é expor o material bruto, o pensamento e o conteúdo da inspiração que norteiam o trabalho de Rosenbaum.



Para isso, a instalação vai contar com objetos que remetam aos conceitos e lugares que hoje estão fortemente ligados ao território da espiritualidade e conexão com as pessoas. São peças do acervo pessoal de Rosenbaum, que ele foi reunindo e ligando a sua vida e trajetória profissional essencialmente pelo o que representam e não por possuírem um valor específico ou mercadológico. “Uma das coisas que mais me encanta no artesanato é a forma como ele representa uma resistência à sobrevivência da cultura, da tradição, a conexão das pessoas com sua ancestralidade, uma forma linda de honrar seus antepassados. É uma luta silenciosa pela liberdade, pelo direito de se manter com dignidade na sua terra natal respeitando todos os elementos da natureza. São por esses motivos que meu coração se enche de alegria quando dedico meu dom e talento a serviço deste propósito de trabalhar junto na reconquista do que ainda existe dentro do coração das pessoas que vivem resistindo e mantendo viva sua cultura”, diz Rosenbaum.

Além de assinar a instalação, Marcelo Rosenbaum abrirá o ciclo de palestras do MADE, com uma apresentação no dia 12, às 18h. Em sua palestra, o designer abordará o tema “Design Essencial”, o olhar para o design que transcende o objeto, redesenha relações, recria formas, conecta pessoas e compartilha ideias. Rosenbaum traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais através de projetos que inovam.

Materializado através do Projeto A Gente Transforma que usa o design para expor a alma brasileira, o Design Essencial tem como principal resultado a inovação do processo. Um processo que sistematicamente une talentos e potenciais locais com modernas técnicas de design e arquitetura. Com a aplicação de novas tecnologias o A Gente Transforma chega ao Brasil profundo em comunidades esquecidas e onde há uma aparente escassez e estimula seu potencial de desenvolvimento chegando a resultados que revelam saberes e muitas oportunidades.

De acordo com Waldick Jatobá, sócio fundador da W/Design e idealizador do MADE, a escolha de Marcelo Rosenbaum para ser o homenageado da feira como “Designer do Ano”, foi motivada pela relevância de sua trajetória profissional e de suas obras para o mercado e sociedade. “Também levamos em consideração o poder de influência da filosofia do designer, sua importância no cenário nacional e internacional, o poder de atuação e distribuição de seus produtos, além da análise de sua obra ao longo do ano e ação social aliada ao pensamento do design”, explica Jatobá.


Clube de Colecionadores do MAM no MADE

Como curador do Clube de Colecionadores de Design do MAM, Marcelo Rosenbaum também fará a apresentação das peças desenvolvidas por cincos designers brasileiros, sendo eles Alfio Lisi, Mauricio Arruda, Neute Chvaicer, Paulo Alves e Rodrigo Ambrósio. Criado para promover o colecionismo e incentivar a produção artística brasileira, o Clube de Colecionadores oferece aos seus associados o direito de cinco obras comissionadas pelo MAM para cada edição. As obras selecionadas pelos curadores são produzidas em tiragens de 100 exemplares e entregues aos sócios dos clubes com certificado de autenticidade.

Para o ano de 2015, Marcelo Rosenbaum escolheu e convidou os cinco designers para participarem de uma experiência de imersão em Várzea Queimada, no sertão do Piauí, onde os profissionais puderam vivenciar o Design Essencial trocando conhecimentos com os artesãos locais, para desenvolverem peças inspiradas no local e nos conhecimentos tradicionais usando os materiais locais como palha de carnaúba, borracha de pneu e madeira. É a primeira vez que uma curadoria trabalha com um tema, com o objetivo de entregar para os colecionadores uma coleção alinhada ao patrimônio cultural de uma comunidade brasileira, envolvendo os designers e artesãos no processo produtivo do design feito à mão. Essas peças ficarão expostas aos visitantes do MADE.

Sobre o designer Marcelo RosenbaumMarcelo Rosenbaum está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais. Marcelo Rosenbaum insere a identidade cultural popular em tudo o que faz. Desde o resgate da memória nos projetos ao pensamento de criar formas de inclusão do ser humano no processo do design, o que ele mesmo chama de Design Essencial. Nessa trajetória idealizou o projeto A Gente Transforma de valorização da identidade cultural, diversidade e beleza das comunidades brasileiras através do design. Em 2014 o A Gente Transforma se tornou um Negócio Social pela Yunus Social Business. Também em 2014, Marcelo foi nomeado curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo e depois de ter realizado sete temporadas do quadro Lar Doce Lar do programa Caldeirão do Huck na Rede Globo, está de volta à televisão apresentando o programa Decora do canal GNT. Rosenbaum também ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e pelo mundo com um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação. Já participou, internacionalmente, do 5 Miradas (Cidade do México, 2008), Design Indaba (África do Sul, 2010), Experimenta Design (Lisboa, 2011), What Design Can Do (Amsterdam, 2012), Ano do Brasil em Portugal (Lisboa, 2012) e, em 2013 e 2015, ministrou um curso na Domaine de Boisbuchet, na França, uma iniciativa da Vitra e do Centre Pompidou que acontece desde 1996 durante os verões na Região de Poitou-Charentes.

*Informações da assessoria de imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...