Booking.com

Viagem ao Chile de Carro - São Pedro de Atacama e Santiago do Chile (Ida/Parte 1)

21 de dezembro de 2015

Uma das coisas que tenho recebido para postar aqui no blog
 é sobre a nossa Viagem ao Chile.

A viagem foi no mês de outubro deste ano, mas como depois disso foi uma correria de final de semestre, não consegui parar para postar mais nada...

Agora que as aulas acabaram venho fazer um resumo de como foi conhecer um dos lugares mais lindos que já vi na vida.

Era tanta paisagem linda que quase não aguentava mais ver tanta beleza.

Os destinos principais eram o Deserto de Atacama e Santiago do Chile.
O que fez uma grande diferença foi ter ido de carro e ter apreciado todo o percurso da ida e da volta.

Bom vamos aos detalhes:

Fomos com a programação das cidades onde gostaríamos de chegar em cada dia, mas sem reservar nenhum hotel.

Saímos de Santa Maria, RS em direção a São Borja, RS onde seria a primeira aduana. Foi super rápido e tranquilo. Apresentamos passaportes, mas não é necessário, é aceito a carteira de identidade com menos de 10 anos como documento e obrigatório a Carta Verde para o carro.
Abaixo temos o mapa do caminho que percorremos e circulado em vermelho os lugares onde paramos para dormir.

Nossa próxima parada da seria a 416 km, na cidade de Corrientes , na Argentina. Mas durante o caminho recebemos uma dica de um amigo que depois desta cidade teria uma  menor, Presidente Roque Saenz Peña,  mais tranquila para encontrar hotel. E deu certo, logo encontramos hotel bom e barato.
Daí está marcado no mapa acima as cidades onde fizemos paradas para dormir. Foram todas apenas uma noite para seguir viagem, com exceção de Santiago do Chile que ficamos 3 noites.
Percorremos mais de 6000 mil quilômetros com estradas muito boas,grande parte duplicadas e muito bem sinalizadas, pagamos alguns pedágios, que com certeza valeram a pena. Isso nos deixou com vergonha do estado de nossas rodovias brasileiras, em especial as que conhecemos do Rio Grande do Sul.

A ideia inicial era fazer somente um post, mas quando fui selecionar as fotos ficou difícil porque eram muitos lugares lindos. Então para não ficar enorme vou separar em "Parte 1" com as fotos de ida até Santigo do Chile e "Parte  2 " com as que foram tiradas da volta para casa a partir de Santiago, passando por lugares lindos da Cordilheira dos Andes desde o Chile e até a Argentina passando por o  Pico do Aconcágua, Mendoza, Santa Fé...

Um lugar no mínimo exótico é Purmamarca.
Fica 65 km de San Salvador de Jujuy, 3 km ao este da Rodovia Nacional 9 pela Rodovia Nacional 52, rodeado de um imponente marco natural conformado pelo Cerro das 7 Cores -ícone turístico da região- que tem cerca de 70 milhões de anos. É um dos pontos turísticos do norte da Argentina que vale muito a pena conhecer.Passamos apenas uma noite neste lugar por causa do tempo, mas neste blog aqui podem encontrar mais detalhes de quem ficou mais tempo por lá!

Apaixonada pela Lhamas...

Estrada Paso Jama. Fronteira rodoviária entre Argentina e Chile.
 A região atravessa parte do Deserto do Atacama, o mais seco do mundo.
Lugar lindo demais. Imenso Demais!

No caminho em direção a São Pedro de Atacama passamos por imensas Salinas com um vento enlouquecedor...

E paisagens incomparáveis...

Chegando a fronteira ...

São Pedro de Atacama:
É  considerado  o lugar mais seco do mundo! Com chuvas escassas e um cenário árido comparável ao encontrado em Marte.

É um pequeno povoado de 5 mil habitantes que preserva ruas de terra e casinhas rústicas erguidas com adobe.
Há muitas atrações turísticas, mas acabamos ficando só um dia nesta viagem e não fizemos muitos passeios tradicionais do lugar. até por que estando de carro já havíamos passado em vários pelo caminho.
O lugar vale muito conhecer, mas para morar eu não poderia... muito vento e pó o tempo todo. Socorro rsrsrs....

Os preços da comida são também muito salgados:
Continuamos nossa viagem em direção à Santiago do Chile passando por Antofagasta.
Conhecida como a “Pérola do Norte” é uma cidade de deserto e mar.

Ao longo do caminho passamos por Coquimbó , cidade que fica a 445 km de Santiago e foi atingida por um terremoto em setembro deste ano que foi sentido em várias cidades aqui do Brasil, inclusive aqui em Santa Maria. Como fazia apenas um mês do ocorrido, muitas coisa permanecias danificadas ao longo da praia...

Passamos a noite em La Serena e no outro dia seguimos em direção a Santiago do Chile passando por Valparaíso e Viña del Mar.

Chegando em Santiago do Chile encontramos um Hotel no centro da cidade, Hotel Serrano,Rua Serrano, n 62 (que tem em torno de 5 milhões de habitantes) onde fomos muito bem atendidos,com um preço muito bom, próximo a vários pontos turísticos e com vista para para dois deles que estavam entre os primeiros da minha lista: a Torre Sky Costanera e o Cerro Santa Lucía e para Cordilheira.

O Cerro Santa Lucía é essa construção que parece um castelo no centro da foto e a Torre Sky Costanera está ao lado direito bem ao fundo.

Ao chegar ao topo do cerro podemos ter essa paisagem linda com direito a Cordilheira e grande parte da cidade:

Torre Sky Costanera  é a torre mais alta da América Latina e é o mais novo ponto turístico de Santiago.Ele tem um mirante no último andar da torre  fica no 62º andar de onde você pode ver Santiago em 360º. O edifício tem 300 metros de altura !

Tem que pagar, mas vale muito a pena.Confiram algumas da vista:

Essa foi uma ótima dica que encontrei no blog da Rose, Nós no Chile.

A poucas quadras do nosso Hotel fica o centro onde há lindas igrejas, museus e praças.

E também próxima fica a Pontificia Universidad Católica de Chile

E um dos lugares que mais amei foi subir a Cordilheira e conhecer a Estação de Esqui Valle Nevado.

O Caminho é de muitasssss curvas e a paisagem de cinema!

E, claro, brincar na neve como criança...

Como eu disse antes, esse foi com certeza um dos lugares mais lindos que visitei.
Com paisagem imensas e lindas "de cinema".

Gostei muito de Santiago e gostaria de voltar mais vezes , com mais tempo. Pois como era apenas parte de nossa viagem, acabamos ficando somente 3 dias e é muito para conhecer tantas coisas que há para se aproveitar na cidade. Precisaria no mínimo uns 7 dias. Fica pra próxima...

De Santiago seguimos viagem de volta para casa, mas com muita esperando muita coisa pelo caminho da Cordilheira do Andes percorrendo um pouco do Chile e entrando na Argentina como o Pico do Aconcágua, estrada Caracoles, Mendoza e Santa Fé.
Vale a pena esperar porque tem FOTOS LINDAS DE LUGARES MARAVILHOSOS para o próximo post!

Mas isso fica para o próximo post porque este já ficou longo demaissss.

Beijos

Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais: