Booking.com

Tecnologia e sustentabilidade marcam nova coleção da Vicunha Têxtil

8 de novembro de 2016

Desde que comecei a Faculdade de Design de Moda venho estudando muito sobre sustentabilidade
e achei muito interessante publicar aqui sobre as empresas que estão mostrando novidades nessa area.
Porque acho muito importante saber como são feitas as roupas que compramos.
Mas isso é assunto para outro dia...

Hoje é sobre a Vicunha. Vamos saber mais detalhes de fabricação?


Pensando em deixar a moda ainda mais prática e sustentável, a Vicunha Têxtil, líder mundial na produção índigos e brins, lançou duas linhas novas de produtos que traduzem ideais de praticidade, tecnologia e respeito ao meio ambiente. 
Primeiro, a linha ECO RECYCLE é baseada no conceito de desperdício zero, com reaproveitamento de água utilizada no processo de fabricação e também de algodão, reduzindo o impacto ambiental em toda a cadeia de produção. 
Já a HIGH TECHNOLOGY Denim Dryarn®preza por um denim de alta performance, cuja fibra leve mantem a pele seca e arejada, permitindo a passagem imediata do suor para o exterior da calça. É ideal para quem busca opções tecnológicas e práticas.
As linhas serão lançadas com as demais novidades para o Verão 18 em evento de lançamento que ocorre nos dias 9 a 11 de novembro. Já consagrado no segmento, o Vipreview ocorre no showroom da têxtil e reúne profissionais de moda do Brasil e do mundo para conhecer as novidades em tecidos e tendências para as próximas temporadas.

ECO RECYCLE
Recycle, Reuse, Reduce
Inovação azul por um mundo mais verde. Esse é o pensamento que motivou a criação da família Eco Recycle. Os lançamentos da linha reinventam o ciclo de vida dos tecidos Vicunha, transformando e dando longevidade ao algodão, fundamental para a produção têxtil. Pautada no conceito de desperdício zero, os artigos foram desenvolvidos por meio de processos inovadores e sustentáveis, resultando em produtos que abrem as portas para o futuro do denim.
Pensando em ampliar o aproveitamento do algodão, a Vicunha Têxtil é pioneira em investir na reciclagem de resíduos, criando índigos produzidos com fios a partir do desfibramento. Esta novidade surgiu para atender a crescente demanda do mercado externo por alternativas que respeitam o meio ambiente. Aparas de tecidos, resíduos do processo de fiação e sobras de fios são desfibrados e transformados novamente em fibra, reiniciando o ciclo de fiação.
Além do reuso de materiais, a produção da linha Eco Recycle conta com tecnologia de ponta nos processos de tingimento e acabamento. No tingimento do fio de urdume, a seleção de químicos especialmente desenvolvida sob as mais rigorosas normas de qualidade e ambientais, contribuem para a redução de 80% do consumo da água comparado com um processo standard. Praticamente 100% do corante índigo é absorvido e fixado na fibra, evitando o uso da água e energia para aquecimento em banhos subsequentes na eliminação do excesso não fixado. No acabamento, a união da fórmula exclusiva de químicos com nova tecnologia de processo reduz o consumo de energia na secagem dos produtos, e novamente o meio ambiente é significativamente beneficiado.
  
Assim como em todos os processos de fabricação da Vicunha Têxtil, 100% da água utilizada na produção da linha Eco-Recycle é tratada e 70% reutilizada. Life Eco e Wild Eco são produzidos em uma cadeia que reduz o impacto ambiental com uso de menos algodão virgem, ocupação consciente do solo e driblando a poluição que o transporte acarreta, ao reutilizar material já existente no local de produção. Além disso, a Vicunha utiliza algodão certificado BCI (Better Cotton Initiative) em toda sua produção, proveniente de fornecedores que respeitam uma mão de obra justa, o meio ambiente e combatem o trabalho escravo e infantil. A Vicunha Têxtil reconhece a importância do reaproveitamento e da reciclagem e chega com essa alternativa para fortalecer a sustentabilidade na indústria da moda. 
Life Eco – 98% algodão/2% elastano | 10oz | 1,48m | Sarja 3x1Z
Wild Eco – 100% algodão | 10,8oz | 1,68m | Sarja 3x1Z

HIGH TECHNOLOGY
Denim Dryarn®
Os produtos da linha High Technology foram criados para acompanhar rotinas desde as mais convencionais até as mais aventureiras. Os artigos que levam Dryarn® em sua construção, fibra de alta performance mais leve do mundo, resulta em um Denim de elevado desempenho, que mantem a pele seca e arejada. Ideal para quem busca opções tecnológicas e práticas, a novidade reúne leveza, isolamento térmico e respirabilidade ao visual do jeanswear.

Com melhor gerenciamento de umidade, Dryarn® mantem sua pele sempre seca. Por meio de uma ação de capilaridade, permite que a passagem de suor para o exterior seja imediata. Dryarn® não absorve umidade, a transpiração do corpo é transferida ao longo da fibra e através da estrutura do tecido para o exterior, fazendo com que a evaporação seja mais rápida. Com sua capacidade de isolamento térmico, o Denim Dryarn® é perfeito para dias longos e movimentados. Os lançamentos se adaptam às variações climáticas e garantem total conforto, mantendo o corpo aquecido no inverno e conferindo frescor no verão.
Gobi – 48% viscose/24% algodão/24% polipropileno/4% lastol | 6,3oz | 1,37m | Sarja 2x1Z
Sahara – 71% algodão/26% polipropileno/3% lastol | 8,7oz | 1,48m | Sarja 3x1Z


Não há como não pensar mais em sustentabilidade.
É algo necessário e bem mais profundo em seu significado 
do que apenas algumas informações superficiais.








Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais:

Um comentário:

  1. bom saber que grandes empresas, como a Vicunha, tb estão investindo em projetos sustentáveis e que ajudem o planeta!
    Amei o post, bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...