Booking.com

Reserva Biológica Huilo Huilo no Chile

26 de julho de 2017

Continuando nossa viagem pelo Chile de carro , onde já passamos por Bariloche na Argentina (aqui) e Pucón, no Chile (aqui) onde ficamos hospedados e, programamos esta viagem curta até a  Reserva Biológica Huilo Huilo, no Chile. De Pucón até chegar a Reserva são aproximadamente 123 km.

Saímos cedo de Pucón decididos a passar o dia na reserva.

A Reserva Biológica Huilo Huilo fica da selva Patagônica do Chile e é rodeada pela Cordilheira dos Andes. O meu interesse principal em conhecer este lugar foi pelas informações de que no local havia grande preocupação com a conservação natural e cultura local e oferecia turismo sustentável.

Na reserva há desde hotéis até alojamentos e você pode escolher de acordo com seu orçamento. Também há vários passeios que podem ser feitos por conta própria, comprando ingresso e seguindo as trilhas ou com guias.

Nós não ficamos hospedados no local porque não havia na data nenhum quarto disponível. Nenhum!
Então não posso dar minha opinião sobre este aspecto.

Mas fizemos alguns passeios baseados no que eu já havia pesquisado e no que os vendedores no local ofereciam e só com estes já passamos o dia todo envolvidos!

Primeiramente fomos conhecer o Salto del Puma e o Salto Huilo Huilo com quedas dágua lindas e de uma cor azul incrível!

No vídeo vocês podem conferir o som da cachoeira. E é alto!!!

No início da trilha há identificações dos pássaros encontrados na reserva:

Ai final da trilha saímos nos fundos da casa onde são vendidas os produtos feitos pela

Depois de caminhar muito dentro deste lado da reserva seguimos de carro para conhecer os hotéis Nothofagus,  Reino Fungi e Montaña Mágica.

Passamos por várias obras e "comemos" poeira...

Os dois primeiros são lindos mesmo! Já a Montaña Mágica pra mim foi um pouco decepcionante... eu via nas fotos uma montanha linda, bem cuidada, aparecendo janelinhas na montanha e com direito a cascata.
Mas como vocês podem ver, eu não vi quase nada!
Estava coberta de verde e mal consegui ver uma cascatinha de nada.Também era bem menor do que eu imaginava.

Ainda bem que ainda tínhamos alguns passeios auto guiados para fazer e compensaram minha tristeza com a Montanha nada mágica...

No outro lado da rodovia era o acesso norte da reserva e por ali fomos conhecer o Museo de Los Volcanes, Rakin Mapu  e a trilha dos Ciervos (veados) e Jabali (javalis).

O Museo de Los Volcanes, Rakin Mapu, conta histórias de 12 povos através de suas peças expostas identificadas por povos.Ele não está totalmente pronto e ainda terá outras atrações até sua conclusão.
Eu sou apaixonada por pedras e fiquei encantada com as que encontrei neste local!
Sem falar nas peças usadas pelos povos colonizadores do país, grande parte em cobre, metal abundante no Chile e em que é maior produtor mundial.

Pare!
Olha só isso:

Tivemos sorte ao chegar ao Mirador de los Ciervos quando estava bem na hora da alimentação deles e eles vieram correndo, aos montes! Lindo de ver!

Essas são cabanas no meio do parque que são alugadas:
Ainda na reserva passamos para conhecer a cervejaria Petermann, um lugar muito bonito e onde é possível levar umas lembrancinhas para casa.
Ao descer as escadas há essas janelas de vidro onde podemos olhar para ver cada passo da produção da cerveja conforme indicado na placa abaixo de cada uma.
Achei muito interessante e criativo!

Em toda parte da reserva era possível avistar o Vulcão Mocho Choshuenco, mas ele não estava aberto à visitação porque havia alguns riscos devido aos incêndios que ocorreram semanas antes em várias partes do Chile.
Ainda nessa parte do parque há o teleférico que tem essa decoração, no mínimo, inusitada.
São troncos imensos de árvores fixadas na estrutura do forro, onde foram deixadas até as raízes!
É possível ver verde brotando ali!
Com certeza obra de algum pássaro que resolveu deixar umas sementinhas para colorir a decoração...

Depois de muita caminhada estávamos exaustos, mas valeu cada passo!

O lugar é encantador e queria muito voltar e fazer outros passeios com mais calma!

Agora era retornar à Pucón e descansar para pegar a estrada no outro dia...

Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais: