Os impactos ambientais causados pela produção do jeans.

4 de fevereiro de 2018



Todos já sabem do impacto que o jeans causou desde sua inclusão na industria do vestuário, por Levi Strauss, em 1872, onde a ideia foi criar uma vestimenta resistente para mineradores e logo passou a ser uma peça de uso e produção mundial.

Mas você sabe o impacto que o nosso amado jeans vem causando ao meio ambiente?


 UMA calça jeans pode consumir entre 3.000 e 11.000 LITROS DE ÁGUA para ser produzida e causa uma enorme agressão ao meio ambiente.

Conforme o Portal EcoD, estima-se que até o nível do mar tenha subido por conta da produção das peças jeans. Segundo especialistas em água da Universidade de Utrecht e do instituto de pesquisas Deltares, o uso excessivo de águas subterrâneas – por exemplo, para irrigação de plantações de algodão – contribuiu com até um quarto do aumento do nível do mar, que é atualmente mais de três milímetros por ano. Ainda conforme o Portal "o impacto no meio ambiente não ocorre apenas no que tange à produção de algodão. O tingimento, os corantes usados na lavagem da peça, a energia para o transporte em todo mundo, a quantidade de embalagem que vai parar no lixo, além dos galões de água e detergentes usados pelos consumidores, tudo isso para a produção de algumas peças."

Mas não poderemos mais usar nosso amado jeans com a consciência tranquila??

Felizmente a cada dia surgem alternativas sustentáveis
 para ele continuar sendo parte de nosso dia a dia.
Várias empresas como a Levi's e Damyller vem reduzindo os danos que causam ao meio ambiente em seu processo de produção, em especial na lavagem e tingimento do jeans.

Mas cuidado : para ser verdadeiramente sustentável a roupa em jeans precisa ser feita com algodão orgânico certificado ou então ser feita de jeans já existes no mercado como retalhos de fabricação e reuso de peças que seriam descartadas.


Sabendo do processo de fabricação de uma peça jeans, 
você já parou para pensar na importância de  prolongar a vida útil das peças que já possui? 

Como? 

Com reaproveitamento, customização, upcycling, transformando em outras peças de vestuário, 
acessórios, decoração...
as possibilidades são infinitas!







                         Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais:



Você pode acompanhar todas as novidades pelas nossas redes sociais:

4 comentários:

  1. Nossa eu não fazia ideia dessa informação, apenas uma calça jeans pode fazer uns estrago ao meio ambiente

    ResponderExcluir
  2. Sabe que não havia parado para pensar nisso, eu amo jeans e é uma peça que tenho bastante no closet, recentemente doei alguns pois não me serviam mais... sempre gostei de usar o jeans até o fim, quanto mais velho parece que vai ficando mais confortável rs.

    ResponderExcluir
  3. não tinha parado pra pensar nisso, uma peça tão comum no dia a dia pudesse trazer um impacto tão grande para o meio ambiente

    ResponderExcluir
  4. Nossa nunca tinha pensando nisso, poxa realmente deve fazer mal ou meio ambiente, eu tenho algumas no guarda roupas, ja me desfiz de muitas e nem pensei que isso traria mal ou nosso meio ambiente adorei seu post.

    ResponderExcluir